A herança cultural do passado colonial está em quase todos os lugares da cidade. A influência europeia, sobretudo de holandeses e ingleses, se faz presente na arquitetura, nas artes e no estilo de vida, mesclada com toda bagagem cultural típica do continente africano, também bastante forte por lá, tranformando a cidade em uma mistura única e muito interessante de se presenciar.
Na atmosfera charmosa e romântica da cidade, os edifícios e prédios públicos são uma tradição à parte, afinal Cape Town é nada menos que a sede do poder Legislativo da África do Sul.
A história local é contada em vários museus de diversas comunidades. E há quase um deles a cada esquina. O Castelo da Boa Esperança, uma fortaleza típica holandesa com amplo acervo militar; o Museu do Distrito 6, bairro marcado pelo apartheid; o South African Museum and Planetarium, o mais antigo do país fundado em 1825; o Museu do Transplante (o primeiro transplante de coração no mundo foi feito na Cidade do Cabo, em 1967); além de museus das comunidades judaica, islâmica e do bairro malaio de Bo-kaap, estão entre os mais importantes espaços culturais. Para completar, a ilha de Robben, que serviu de presídio para ativistas políticos como Nelson Mandela, é desde 1999 declarada patrimônio mundial pela Unesco e inclui um aclamado museu.
A liberdade de expressão aparece como um dos quesitos mais cultuados na Cidade do Cabo, considerada o reduto e inspiração de artistas de todo o continente africano. O pensamento aberto e liberal da população abre espaço ao público LGBT, que se sente em casa por lá. O casamento entre pessoas de mesmo sexo, por exemplo, é permitido legalmente na península.
E se para o povo norte-americano Elvis não morreu, para os moradores de Cape Town Mozart também não. Aos domingos, no Kirstenbosch Gardens, durante o pôr-do-sol, a trilha sonora é justamente do reverenciado músico austríaco. No verão, praças, parques e jardins viram, mais do que nunca, animado palco de incontáveis apresentações de música, dança e teatro.








0 comentários:
Postar um comentário