Bem no meio do sertão da Bahia, formada por 57 municípios, fica a imensidão da Chapada Diamantina, um verdadeiro tesouro nacional, repleto de grutas, cavernas, rios, cachoeiras, morros e trilhas abertas entre as rochas há séculos. Depois que o garimpo de diamantes foi proibido em 1996, a região ganhou uma nova forma de exploração, bem menos agressiva: o turismo de aventura, que atrai cada vez mais adeptos encantados com tanta beleza natural. O grande chamariz são as trilhas, que podem exigir muito dos músculos e fôlego, mas compensam com paisagens impressionantes a cada passo. Conheça as belas cachoeiras da Fumaça e do Sossego, o rio Mucugezinho, com seus tobogãs naturais, o Povoado do Remanso e a Serra das Paridas, sítio arqueológico com pinturas rupestres. Para quem gosta de aventura, a Chapada é um prato cheio!
Os meses de abril a outubro são mais secos, o que facilita circular pelas trilhas. Em julho acontece a Festa de São João e, em agosto, o Festival de Corais e o Festival de Lençóis.
Entre as pinturas rupestres na Serra das Paridas está uma figura intrigante: a imagem de um ser com pescoço longo, cabeça grande e apenas três dedos nas mãos. Logo acima da cabeça fica uma esfera cheia de furos que lembra uma nave espacial.
O Parque Nacional da Chapada Diamantina é feito para conhecer a pé, contemplando a paisagem rica e praticamente selvagem da região. Nos vários passeios que você fará pela Chapada é possível encontrar quedas d’água, rios, vales e grutas, um dos cenários mais bonitos do Brasil.
0 comentários:
Postar um comentário