Após uma drástica mudança de cenário, em que a violência foi superada pela paz, o país apresenta uma cultura fervilhante, cidades desenvolvidas, paisagens multifacetadas, vilas coloniais, praias caribenhas e um povo verdadeiramente amável e gentil.
Sua capital, Bogotá, se reinventou nos últimos anos. Antes considerada caótica e insegura, hoje é um exemplo de transformação urbana para outras metrópoles latinas. Ciclovias intermináveis, parques, museus impressionantes e infinitas opções gastronômicas, Bogotá será o seu ponto de partida para uma viagem à Colômbia.
Recomendamos que uma viagem à Colômbia dure no mínimo sete dias. Mas um mês inteiro ainda não seria suficiente para conhecer tudo que o país oferece.
Selecionamos alguns locais imperdíveis para inspirar você a viajar.
Bogotá
A fervilhante capital tem um clima estável ao longo do ano, sendo a terceira capital com a maior altitude do mundo, com variação entre 8 e 22 graus. A cidade é a quarta maior cidade da América do Sul, com quase 8 milhões de habitantes.
É preciso ter um agasalho em mãos e um pouco de paciência no trânsito da cidade, típico de metrópoles andinas. Basicamente, a cidade se divide entre as Zonas Rosa e G, e a Candelária (centro antigo). As primeiras reúnem uma gama de restaurantes, cafés, lojas, bares e casas noturnas. A segunda, o charme da Bogotá colonial. A Candelária é tombada como Patrimônio Histórico da Humanidade, com museus, casarões e prédios governamentais. Bogotá também conta com dois museus - dos melhores do mundo. O Museu do Ouro e o Museu Botero.
Medellín
Antiga capital do narcotráfico, Medellín também deu a volta por cima da violência: hoje a cidade é uma espécie de Curitiba colombiana. É a única do país que possui metrô, além de vários museus, jardim botânico, parques e uma vida noturna agitada. É conhecida por lá como a cidade da Eterna Primavera, devido aos seus 23 graus ao longo do ano e também com o povo mais bonito do país, de origem italo-hispanica. Para os aventureiros, Medellín é ainda um hotspot para praticantes de parapente na Colômbia.
Triângulo do Café
Nas cidades de Manziales, Armenia e Pereira, os amantes do Café têm uma experiência única. Considerado um dos melhores locais do mundo o cultivo dos cafezais, o triângulo possui fazendas onde se pode conhecer todo processo até o consumo do grão.
Santa Marta
Praias paradisíacas, trilhas na natureza e uma cidade charmosa e litorânea. A região de Santa Marta é um dos destinos mais visitados na Colômbia.
Cartagena de Índias
Consideramos Cartagena como a cidade com o centro histórico mais belo de todos que estivemos. É romântico. Com casarões espanhóis bem conservados, lendas de piratas, além de ilhas caribenhas próximas, gastronomia e cultura, Cartagena é a pérola da Colômbia. É uma mistura de Balneário moderno (a parte moderna da cidade) com Ouro Preto (a cidade amuralhada).
San Andrés
San Andrés considerado o Caribe colombiano. O arquipélago tem sua forma geográfica inspirada no mar: um cavalo marinho. Resorts all-inclusive, mergulho no terceiro maior coral do mundo, excelentes bares e beachclubs, San Andrés é um destino imperdível.
Informações importantes:
- Visto para brasileiros não é necessário.
- Exige-se passaporte com validade mínima de 6 meses.
- Vacina de Febre Amarela: para algumas regiões da Colômbia é necessário tomar a vacina com pelo menos 15 dias de antecedência do embarque.
- Moeda: o Peso Colombiano - 900 pesos equivalem a R$ 1,00.
- O Fuso-horário é de 2h a menos que Brasília.