Aproveite a beleza dos 25 quilômetros de praias na Ilha do Mel e curta alguns dias de puro sossego e contato com a natureza (Crédito: Thinkstock)
Uma ótima maneira de curtir praias, muita tranquilidade e opções culturais na mesma viagem é visitar a charmosa Ilha do Mel, no litoral paranaense. A pequena ilha pertence ao munícipio de Paranaguá e pode ser combinada com passeios em Curitiba.
O acesso à ilha é feito somente de barco a partir de Paranaguá. Para quem sai de Curitiba o trajeto de carro dura pouco mais de 1 hora. A maior parte deles inclui passeio de trem pela Serra do Mar no caminho de volta. Prepare suas malas e curta o visual à beira-mar, grutas e construções históricas espalhadas por 25 quilômetros de praias. Confira já nossas dicas!
Sossego
A Ilha do Mel atrai tanto casais quanto grandes grupos de amigos. A região oferece muita tranquilidade e infraestrutura simples. Você não encontrará caixas eletrônicos, por exemplo, mas não faltam opções de pequenas pousadas e restaurantes com pratos típicos. Entre as receitas que mais fazem sucesso está o arroz com mariscos e a lula recheada.
A Gruta das Encantadas é um dos cartões-postais da praia de mesmo nome, uma das mais badaladas da ilha (Crédito: Aline Bosio)
Praias e natureza
É imperdível fotografar a praia das Encantadas, um dos cartões-postais da ilha. A praia é frequentada pelos surfistas e curiosos pela Gruta das Encantadas, localizada no meio de rochas e de frente para o mar. Pra chegar até a gruta é preciso fazer uma caminhada de cerca de 20 minutos. Mas fique atento, o ideal é ir até lá apenas no período da manhã, quando a maré é baixa e o acesso é facilitado por um deque de madeira. Outra praia muito querida por lá é a praia Nova Brasília, cercada de belas paisagens e conhecida pela melhor oferta de restaurantes da ilha.
De frente para o mar, a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres é um dos monumentos históricos da região (Crédito: Thinkstock)
Aventura
Além de descansar em águas calmas e com temperatura agradável na maior parte do ano, você pode programar diversas atividades ao ar livre. Saltar de parapente no Morro do Sabão, praticar mergulho e fazer tours de bicicleta estão entre as opções mais procuradas. Também há passeios de lancha ou barco até a Baía dos Golfinhos - com sorte dá para ver golfinhos saltando na água!
História
Vale a pena conhecer as atrações históricas da ilha, como o Farol das Conchas e a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres. O farol, construído em 1870, é visto de longe por quem está na praia do Farol ou na praia de Fora. Já a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, erguida entre os séculos 18 e 19 para proteger a Baía de Paranaguá, domina o visual da praia da Fortaleza e fica na fronteira com a ilha das Peças, que pode ser visitada de barco.
Preocupação com o meio-ambiente
É importante se informar com antecedência sobre o limite de visitantes, que normalmente chega a cinco mil pessoas por dia. Lembre-se que não é possível circular de carro ou outros veículos motorizados na ilha. A Ilha do Mel é considerada patrimônio histórico do Paraná e abriga uma reserva ecológica e apenas cinco vilarejos.
0 comentários:
Postar um comentário