Roma, onde passado e presente nunca deixam de surpreender
Capital italiana desde 1870 e centro mundial do cristianismo, Roma é uma das principais metas do turismo internacional por abrigar em seu território o estado Vaticano, edifícios históricos e também um inigualável patrimônio arqueológico e artístico.
Na verdade, não existe uma única Roma, mas uma cidade com diversas facetas: imperial, republicana, barroca, medieval, renascentista e papal.
A cidade eterna coleciona monumentos imperdíveis e mundialmente famosos, como a Fontana di Trevi e o Coliseu.
A melhor época para visitar a cidade eterna é a primavera, principalmente nos meses de abril e maio, quando os dias ensolarados são mais longos e as temperaturas muito agradáveis. Apesar de suas maiores atrações concentrarem-se em uma área restrita, um ano inteiro não seria suficiente para desvendar todo o encanto de Roma. De qualquer maneira, se quiser conhecer pelo menos seus principais pontos turísticos, permaneça na cidade pelo menos cinco dias.
Os principais monumentos da capital italiana ficam no centro histórico e, quase sempre, é muito fácil conhecê-los a pé. Faça isso sem pressa, apreciando as suas magníficas praças e aproveitando a atmosfera de suas cafeterias.
Se o seu objetivo for conhecer o maior número de atrações em pouco tempo, o ideal é planejar um roteiro personalizado, que respeite os seus interesses.
Dicas de Gastronomia
Genuinamente italiano é pedir um vinho e seguir todo o ritual de pratos: anti pasto (entrada), primo piatto (primeiro prato: massa, sopa ou risoto), secondo piatto (segundo prato: carnes com cotorni, que são batatas ou legumes), insalata (salada), sobremesa, caffé e amaro (café com grapa).
As massas típicas em Roma: bucatini all'amatriciana, molho de tomate picante com pancetta (bacon); penne all'arrabbiatta, também molho de tomate picante com pimentão; spaghetti carbonara, com bacon, ovo e queijo. Entre as carnes você vai ver: saltimboca alla romana (vitela com presunto) e coda alla vaccinara, rabo de boi com molho de tomate.
Ao redor da Termini, há restaurantes com preços não muito salgados. Outra boa opção é a região entre a Piazza Navona e o Campo dei Fiori. E o Trastevere, claro, mais charmoso e com restaurantes propondo menu turístico — com primeiro e segundo pratos, sobremesa e vinho da casa.
E a pizza não pode ser esquecida. Mesmo nos restaurantes menos badalados elas são boas.
Por fim, não esqueça de provar o autêntico sorvete (gelatti) de Roma. Na região da Fontana di Trevi estão as melhores opções.



