Bordeaux possui diversas vinícolas para você conhecer durante a viagem (Crédito: Thinkstock)
Com paisagens simplesmente espetaculares, o sul da França é um verdadeiro cartão-postal, com belas imagens do mar Mediterrâneo em contraste com a cadeia dos Alpes. Perfeita para percorrer de carro – confira aluguel de carro – ou mesmo de trem, essa região tem estradinhas sinuosas, castelos e fazendas onde você delicia os melhores queijos, patês e vinhos da França, além de hospedagem com preços mais razoáveis do que a capital Paris. Confira!
Carcassonne é uma das cidades medievais do sul da França (Crédito: Thinkstock)
Aquitaine
Esta é uma excelente região para degustar bons vinhos. A capital Bordeaux possui um centro histórico repleto de edifícios dos séculos 18 e 19 e, nas proximidades, existem diversas vinícolas abertas à visitação.
Languedoc-Roussillon
Já na fronteira com a Espanha e banhada pelo Mediterrâneo, a região tem grande beleza natural e clima agradável durante quase todo o ano. Possui alguns dos mais importantes vestígios da colonização romana e da Idade Média no país, como a cidade medieval e murada de Carcassonne e Nîmes, que conserva diversas construções romanas.
Rocamadour é centro de peregrinação desde a Idade Média (Crédito: Thinkstock)
Midi-Pyrenées
Também perto da Espanha, a capital da região é Toulouse, com um centro antigo, cheio de edifícios históricos. Porém, a maior atração é Rocamadour, centro de peregrinação desde a Idade Média, incrustado em um imenso rochedo. Imperdível!
Provence, Alpes e Côte d'Azur
A região fronteiriça com a Itália compreende uma costa mediterrânea de beleza ímpar e clima ameno. A Riviera – planície ao longo do rio Rhône – conta com cidades encantadoras como Avignon e Aix-en-Provence, além de uma área montanhosa que abrange parte dos Alpes.
Côte d'Azur fica na costa mediterrânea (Crédito: Thinkstock)
De carro
Para quem prefere a liberdade de alugar um veículo, existem excelentes rodovias de alta velocidade entre Paris e as principais cidades do sul da França. Se tiver tempo sobrando no roteiro, vá pelas estradas nacionais, onde você pode apreciar melhor as paisagens.
De trem
Muitas linhas trens, sendo vários de alta velocidade, ligam Paris, Marselha, Bordeaux, Lyon e outras cidades do sul da França.
Quando ir
O inverno no sul da França é bem mais suave do que no norte. A melhor época para conhecer as cidades é entre os meses de abril e novembro.